EVENTO REALIZADO
Este fórum foi realizado no dia 20 de março de 2016.
Discussões sobre a origem do Universo e da vida sempre estiveram presentes nos diversos círculos da sociedade ao longo dos tempos. Para muitos, um mistério, para outros uma questão apenas de conhecimento científico, para outros ainda uma religião. Entretanto, em qualquer que seja o caso, trata-se de uma questão de identidade e fé. Quem somos? Quais nossas origens? Existiu realmente um criador, ou somos apenas resultado do acaso?
Diante de questões como estas, o Instituto Nova Semente juntamente com a Igreja Adventista Do Sétimo Dia, promoveu no dia 20 de março de 2016, das 10h às 16h, no Espaço Nova Semente, o Fórum Começos, que nessa edição, abordou o tema da “Criação”. O evento reuniu estudiosos do tema nas áreas de teologia e filosofia, como o Reinaldo W. Siqueira, Edson M. Nunes Jr, Tiago Arrais, Fabiano R. Mendes e Hiran E. C. Jacobini.
O evento objetivou trazer um olhar sobre as narrativas bíblicas que remontam os relatos da criação, dentro de uma perspectiva teológica e filosófica cristã.
Assista o
Fórum Começos: Criação
na integra.
Acesse nosso canal no Youtube.
Apresentação dos Oradores e Temas
Nahor N. Souza Jr.
É diretor do Geoscience Research Institute no Brasil. É doutor em Geotcenia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também cursou o mestrado na mesma área (Geotcnia). Na USP lecionou "Geologia de Engenharia" e "Mecânica das Rochas" para a graduação e "Levantamento Geológico-Geotécnico de Maciços Rochosos" para a pós-graduação (1990-1995). É graduado em geologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) onde foi pesquisador por 13 anos e também atuou como Coordenador do Curso de Engenharia Civil (FEIS/1987) e de Geotecnia (FEIS/1983), e também atuou como docente das disciplinas "Geologia de Engenharia" e "Mecânica das Rochas". Trabalhou na Petrobras em estudos sobre Geologia do Petróleo (1981). É autor do livro “Uma Breve História Da Terra” e atualmente atua na Universidade Adventista São Paulo (UNASP-EC), onde implementou o do curso de Engenharia Civil e atuou como coordenador (1998-2008) e também Coordenador do Curso de Pós-Graduação (Lato-Sensu) "Estudos em Criacionismo" (1995-1999) e do Curso de Extensão Universitária "Fundamentos do Criacionismo” (1998), e também docente das disciplinas: "Geologia Geral", "Geologia de Engenharia", "Mecânica das Rochas", "Ciência e Religião" e "Cosmovisão Cristã”.
"Fundamentos Epistemológicos do Evolucionismo e do Criacionismo"
Airton Deppman
É livre-docênte e professor associado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Possui dois pós-doutorados: o primeiro pelo Instituto Nazionale di Fisica Nucleare, na Itália; e o segundo pela USP, ambas na área de física nuclear. É doutor e mestre em física nuclear e graduado em física também pela USP. É especialista em propriedades de partículas específicas e ressonâncias e desenvolve pesquisas em física nuclear de altas energias. Atuou em colaborações internacionais em importante centro de pesquisas ao redor do mundo como: o complexo de aceleradores de partículas (CERN) na Suíça, no Thomas Jefferson National Laboratory, nos Estados Unidos; e no Instituto Nazionali di Física Nucleare, INFN, Itália. É autor de mais de 150 artigos em revistas especializadas. Postulou a teoria termodinâmica auto-consistente não-extensiva que explica os resultados obtidos em colisões de altíssima energia no Large Hadron Collider (LHC) e desenvolveu o código CRISP (Cluster of Research Infrastructures for Synergies in Physics) que permite o estudo detalhado nas colisões de partículas.
"Razão e Fé: Os Limites do Conhecimento"
Rodrigo Silva
Atualmente, curador do Museu Paulo Bork de Arqueologia do Oriente Médio, Possui dois doutorados: o primeiro em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo (USP/2011) e o segundo em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção, atualmente vinculada à PUC-SP (2001). Realizou estudos pós doutorais com concentração em arqueologia bíblica pela Andrews University, EUA (2008). Fez especialização em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1998). É mestre em Teologia Histórica pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE/1996). Possui também duas graduações: a primeira em Teologia pelo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (1992); e a segunda em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (1999). É autor de quatro livros: “Ellos Creían en Dios” (2011); “Religião para Ensino Médio e Fundamental - Coleção Interativa” (2008); “Escavando a Verdade: A Arqueologia e as maravilhosas histórias da Bíblia” (2008); e “A Arqueologia E Jesus” (2006). Foi apresentador do Programa Evidências, na TV Novo Tempo. Atualmente, também é professor de Teologia e Arqueologia na Universidade Adventista de São Paulo (UNASP-EC).
"Evidências Racionais da Existência de Deus"
Hiran E. C. Jacobini
É pós-graduado em Teologia Bíblica pela Universidade Adventista de São Paulo (UNASP/2010), universidade onde também fez sua graduação (2002). Atuou como pastor associado no projeto especial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, denominado Nova Semente, localizado na cidade de São Paulo/SP/Brasil, entre os anos de 2010 e 2012. Nesse período criou e implementou o Programa COMEÇOS, um programa exclusivo de estudo da Bíblia. Em 2013 atuou como pastor associado na Wimbledon International Seventh-day Adventist Church, na cidade de Londres/UK. É um dos criadores e idealizadores do “Heroes The Game” um jogo para dispositivos móveis que tem como objetivo promover o conhecimento dos heróis da Bíblia. Atualmente, reside no Brasil, na cidade de São Paulo onde novamente desenvolve seu ministério junto ao projeto Nova Semente, atuando diretamente no programa de estudo da Bíblia que criou, entre outras atividades.
"Século 21: Conhecimento, Tecnologia e Superficialidade"
Nesta semana, série "Selamento".
Inscreva-se para acessar nosso conteúdo online.